Atividades extracurriculares

Numa perspetiva de valorização pedagógica, o Grande Colégio da Póvoa de Varzim disponibiliza um leque variado de atividades com o objetivo de:

• Possibilitar vivências e experiências diversificadas para que os alunos descubram e desenvolvam novas formas de comunicação e expressão
  • Contribuir para o enriquecimento da dimensão artística, cultural e científica
  • Fomentar o desenvolvimento do domínio global das capacidades motoras através da prática de modalidades desportivas

ÁREA ARTÍSTICA

Ballet Clássico

O Ballet Clássico é a forma sublime de movimento, da expressão, uma arte onde a estética e a musicalidade coexistem.

Professor Responsável: Joana Rios

A partir dos 2 anos:

2 vezes por semana

Uso obrigatório de fato de ballet, saia e sabrinas de pele com elástico

Hip Hop

Esta vertente da dança, de estilo ritmado e divertido, tem como objetivo despertar o corpo para a sua utilização enquanto veículo de expressão e comunicação.

Professor Responsável: Carla Salgado

A partir dos 3 anos

2 vezes por semana

Roupa desportiva e uso obrigatório de sapatilhas

Piano

A aprendizagem de um instrumento musical cria e potencia hábitos, destrezas, habilidades psicomotoras e cognitivas, como a atenção, a concentração, a observação sistemática e a interpretação.

Professor Responsável: Catarina Gonçalves e Bárbara Branco

1º CEB e Jardim de Infância

Formação musical - 1 vez por semana (aula obrigatória)

Orquestra - 1 vez por semana (opcional - 1º CEB)

Guitarra Clássica

Interpretação individual e coletiva de diferentes peças musicais, articulando os diferentes conceitos, códigos e técnicas.

Professor Responsável: António Calheiros

Violino

Professor Responsável: Anna Pereira

Teatro

A linguagem do Teatro possibilita o contacto e a vivência, através da representação e da utilização de diversas técnicas dramáticas, de outras realidades e pontos de vista.

Professor Responsável: Helena Santos

Yoga

É uma atividade adaptada de forma lúdica às diferentes fases de desenvolvimento infantil para promover o bem estar.

Professor Responsável: Áshrama PVZ

A partir dos 4 anos:

Flauta Transversal

Professor Responsável: Joana Miranda

1º Ciclo:

ÁREA DESPORTIVA

Futebol

Esta atividade é um complemento ao trabalho realizado nas aulas de Expressão Físico-Motora e visa o estímulo da autodisciplina, companheirismo, espírito de equipa e solidariedade.

Professor Responsável: Tiago Fernandes e Paulo Marques

2 vezes por semana

Equipamento de futebol do colégio, sapatilhas / chuteiras e t-shirt (suplementar).

Judo

Esta atividade baseia-se em três princípios filosóficos: Ajuda ao próximo; Direcionamento da energia para se fazer só o que é útil à sociedade; Princípio da não-resistência e da flexibilidade.

Professor Responsável: Nídia Adriano

2 vezes por semana

Uso obrigatório do fato de Judo

Natação

É uma atividade desportiva com claros benefícios ao nível da coordenação motora, musculatura, capacidade respiratória.

Professor Responsável: Ricardo Abreu, André Caixeiro, Carla Salgado, Nuno Silva, Tobias Trocado, Ana Silva e Tiago Fernandes

A partir de 1 ano:

2 vezes por semana

Touca, calção / fato de banho, chinelos. Vestuário prático, saco com toalha, roupão, muda de roupa interior, shampoo e gel de banho.

Xadrez

É uma atividade que funciona como um Ginásio Mental. Sendo usado como ferramenta de desenvolvimento cognitivo.

Professor Responsável: Escola de Xadrez Xeque-Mate

Indoor Padel

Um desporto divertido que desenvolve a coordenação motora, flexibilidade e velocidade.

Professor Responsável: Academia Mais Padel PVZ

1 ou 2 vezes por semana

Roupa de desporto, sapatilhas e t-shirt (suplementar).

Ténis

Professor Responsável: Academia Mais Ténis PVZ

1 ou 2 vezes por semana

Roupa de desporto, sapatilhas e t-shirt (suplementar).

Karaté

Informação sobre Karaté

Professor Responsável: Nuno Cardoso

Jardim de Infância e 1º CEB:

2 vezes por semana

Uso obrigatório de fato de karaté.

ÁREA CULTURAL

Mandarim

A aprendizagem do Mandarim pretende consciencializar o aluno para a diversidade cultural e linguística existente no mundo e introduzir esta realidade de modo prático.

Professor Responsável: Chen Yu

A partir dos 4 anos:

ÁREA CIENTÍFICA

A horticozinha mágica

Privilegia o contato com a natureza onde os alunos confecionam pratos culinários saudáveis com os produtos produzidos na horta. Promove a educação ambiental.

Professor Responsável: Maria José Oliveira

Aloha mental arithmetic

Contribui para o desenvolvimento mental da criança de uma forma divertida.

Professor Responsável: Aloha Portugal

A partir dos 5 anos: