Jardim de Infância

Finalidades Educativas

A educação pré-escolar, tal como está estabelecido na Lei-quadro (1997), destina-se às crianças entre os três anos de idade e a entrada na escolaridade obrigatória, sendo considerada como a “primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida”.

Na valência de jardim-de-infância do Grande Colégio da Póvoa de Varzim, os grupos estão organizados segundo a idade, onde as crianças participam ativamente na vida do grupo, quer a nível das rotinas, quer nos projetos desenvolvidos.

Em pedagogia da infância, acreditamos que o brincar é um meio privilegiado de aprendizagem que leva ao desenvolvimento de competências transversais a todas as áreas do desenvolvimento e da aprendizagem.

Sabemos que, o desenvolvimento motor, social, emocional, cognitivo e linguístico da criança é um processo que decorre da interação entre a maturação biológica, mas também pelas experiências proporcionadas na intencionalidade educativa.

Defendemos que o desenvolvimento e a aprendizagem, como vertentes indissociáveis no processo de evolução da criança, se processam de forma holística, onde todas as crianças têm direto a uma educação de qualidade em que as necessidades, interesses e capacidades são atendidos e valorizados.

Grande Colégio

Metodologias

“A pedagogia organiza-se em torno dos saberes que se constroem na ação situada em articulação com as conceções teóricas e com as crenças e valores.”

(Oliveira-Formosinho, 2007, p. 16)

Na educação em creche e pré-escolar no Grande Colégio da Póvoa de Varzim defende-se uma pedagogia de infância que tem como base as interações de projetos colaborativos, sendo este um contexto que promove a participação dos atores sociais que fazem parte desta comunidade educativa.

Defendemos uma metodologia pedagógica que credita a criança de direitos, compreende a sua competência na resolução e planificação de atividades de aprendizagem e projetos, promovendo o pensamento crítico na construção de conhecimentos partilhados.

A prática pedagógica nestas valências ancora-se nos modelos curriculares sócios construtivistas, nomeadamente: Currículo High-Scope, Movimento da Escola Moderna e Pedagogia Reggio Emília.

Esta pedagogia construtivista articula as orientações curriculares/áreas curriculares integradas e as dimensões centrais da pedagogia de infância: espaço e materiais, tempo, interações, observação, planificação e avaliação das aprendizagens, projetos e atividades e a organização de grupos.

Desenvolvimento curricular

O currículo em educação de infância é concebido e desenvolvido pelo educador titular do grupo, tendo em conta a planificação das atividades e projetos curriculares, com vista à construção de aprendizagens integradas, assim como a organização do ambiente educativo.

Atendendo à individualidade de cada criança, as aprendizagens planificadas e esperadas para uma faixa etária/idade não são encaradas como etapas pré-determinadas e fixas, mas antes como referencias que permitem situar um percurso individual e singular de desenvolvimento e aprendizagem.

A prática pedagógica tem como suporte as pedagogias socio construtivistas e as Orientações Curriculares do Ministério da Educação onde são apresentadas as Áreas de Conteúdo que incluem diferentes tipos de aprendizagens e que se organizam conforme o quadro que se apresenta.

Avaliação das aprendizagens das crianças

Tendo em conta as características das crianças desta faixa etária, em que a aprendizagem se faz pela ação com o meio envolvente e na relação com os outros, a avaliação das aprendizagens desenvolve-se num processo contínuo e interpretativo, de diálogo com as famílias e a equipa educativa. Privilegia-se a participação da criança neste processo, onde ela vá tomando consciência do que já conseguiu, das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassar.

Propomos uma avaliação formativa e contínua, que incida preferencialmente sobre os processos, numa perspetiva de construção progressiva das aprendizagens e que seja suporte ao planeamento da ação.

A avaliação das aprendizagens é realizada com suporte na observação e registos dos comportamentos das crianças face às novas experiências de aprendizagem.

Em equipa, partilha-se esta recolha de informação sobre o desenvolvimento da criança que suporta o planeamento das atividades a desenvolver.

Com os pais e encarregados de educação realizam-se encontros individuais com o educador sempre que necessário. No entanto estão calendarizados dois momentos formais de avaliação, ao longo do ano letivo, em que o educador se reúne com os pais ou encarregados de educação para partilhar informações sobre o desenvolvimento da criança.

COMUNICAÇÃO COLÉGIO–FAMÍLIA

No início do ano letivo, os Educadores Titulares definirão um horário de atendimento aos encarregados de educação favorecendo, desta forma, a sua participação no processo de ensino-aprendizagem.

Ao longo do ano letivo realizar-se-ão os seguintes momentos de encontro:

• Reunião no decurso do mês de setembro para apresentação dos documentos orientadores (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades, Projeto Curricular de Escola/Planos de Trabalho de Grupo), análise dos mesmos e propostas de enriquecimento;
  • Reuniões individuais, no final de cada período, para entrega dos registos de avaliação;
  • Reunião no decurso do 3º período para reflexão e análise das atividades, grau de cumprimento dos projetos desenvolvidos, divulgação das iniciativas de encerramento do ano letivo;
  • Reuniões extraordinárias, mediante marcação prévia na Secretaria, sempre que o Educador Titular e/ou o encarregado de educação considerem pertinente.

Os pais e encarregados de educação terão acesso a notícias do Colégio e das atividades desenvolvidas na sala do seu educando através de sala "Jardim de Infância Magazine".