Creche

Finalidades Educativas

A Creche no Grande Colégio da Póvoa de Varzim assume-se como uma valência com uma componente de enquadramento educativo e como um serviço de apoio à família.

Destina-se a acolher crianças até aos três anos de idade, num ambiente cuidado e organizado atendendo às particularidades desta faixa etária, propício a um desenvolvimento harmonioso, enriquecedor das suas relações pessoais e fomentador de vínculos afetivos estáveis e gratificantes.

É nossa intenção sermos agentes promotores do desenvolvimento do conhecimento e das competências das crianças, proporcionando experiências e atividades realizadas com um propósito, com um objetivo e com uma intencionalidade educativa, sempre tendo em conta e individualidade e a fase de desenvolvimento de cada criança.

Grande Colégio

Metodologias

“ A pedagogia organiza-se em torno dos saberes que se constroem na ação situada em articulação com as conceções teóricas e com as crenças e valores.”.

(Oliveira-Formosinho, 2007, p. 16)

Na educação em creche e pré-escolar no Grande Colégio da Póvoa de Varzim defende-se uma pedagogia de infância que tem como base as interações de projetos colaborativos, sendo este um contexto que promove a participação dos atores sociais que fazem parte desta comunidade educativa.

Defendemos uma metodologia pedagógica que credita a criança de direitos, compreende a sua competência na resolução e planificação de atividades de aprendizagem e projetos, promovendo o pensamento crítico na construção de conhecimentos partilhados.

A prática pedagógica nestas valências ancora-se nos modelos curriculares sócios construtivistas, nomeadamente: Currículo High-Scope, Movimento da Escola Moderna e Pedagogia Reggio Emília.

Esta pedagogia construtivista articula as orientações curriculares/áreas curriculares integradas e as dimensões centrais da pedagogia de infância: espaço e materiais, tempo, interações, observação, planificação e avaliação das aprendizagens, projetos e atividades e a organização de grupos.

Desenvolvimento curricular

O currículo na creche envolve essencialmente o brincar e as várias oportunidades de exploração e experimentação diversificada que desafiam e amplificam o mundo da criança.

De acordo com o parecer do Conselho Nacional de Educação (2011), “Assegurar segurança e estabilidade emocional, alimentar a curiosidade e o ímpeto exploratório, desenvolver o conhecimento social e promover autonomia são prioridades no currículo da creche.”

Neste sentido, a prática pedagógica assenta numa aprendizagem pela ação da criança com o meio envolvente em articulação com quatro pontos centrais de intencionalidade educativa: interação adulto-criança, organização de um ambiente de aprendizagem, organização da rotina diária e avaliação das aprendizagens das crianças.

Avaliação das aprendizagens das crianças

Tendo em conta as características das crianças desta faixa etária, em que a aprendizagem se faz pela ação com o meio envolvente e na relação com os outros, a avaliação das aprendizagens desenvolve-se num processo contínuo e interpretativo, de diálogo com as famílias e a equipa educativa. Privilegia-se a participação da criança neste processo, onde ela vá tomando consciência do que já conseguiu, das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassar.

Propomos uma avaliação formativa e contínua, que incida preferencialmente sobre os processos, numa perspetiva de construção progressiva das aprendizagens e que seja suporte ao planeamento da ação.

A avaliação das aprendizagens é realizada com suporte na observação e registos dos comportamentos das crianças face às novas experiências de aprendizagem.

Em equipa, partilha-se esta recolha de informação sobre o desenvolvimento da criança que suporta o planeamento das atividades a desenvolver.

Com os pais e encarregados de educação realizam-se encontros individuais com o educador sempre que necessário. No entanto estão calendarizados dois momentos formais de avaliação, ao longo do ano letivo, em que o educador se reúne com os pais ou encarregados de educação para partilhar informações sobre o desenvolvimento da criança.

COMUNICAÇÃO COLÉGIO–FAMÍLIA

No início do ano letivo, os Educadores Titulares definirão um horário de atendimento aos encarregados de educação favorecendo, desta forma, a sua participação no processo de ensino-aprendizagem.

Ao longo do ano letivo realizar-se-ão os seguintes momentos de encontro:

• Reunião no decurso do mês de setembro para apresentação dos documentos orientadores (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades, Projeto Curricular de Escola/Planos de Trabalho de Grupo), análise dos mesmos e propostas de enriquecimento;
  • Reuniões individuais, no final de cada período, para entrega dos registos de avaliação;
  • Reunião no decurso do 3º período para reflexão e análise das atividades, grau de cumprimento dos projetos desenvolvidos, divulgação das iniciativas de encerramento do ano letivo;
  • Reuniões extraordinárias, mediante marcação prévia na Secretaria, sempre que o Educador Titular e/ou o encarregado de educação considerem pertinente.

Os pais e encarregados de educação terão acesso a notícias do Colégio e das atividades desenvolvidas na sala do seu educando através de sala "Creche Magazine".